153 | uma delas

mari
2 min readFeb 6, 2023

--

Você se lembra dos seus 10 anos? Pessoalmente, não me lembro muito. Lembro de alguns momentos específicos dessa faixa sem saber exatamente quantos anos eu tinha, mas algo por aí.

Me lembro das minhas amigas e do quanto elas eram a minha vida inteira, me lembro do quanto tudo era o fim do mundo, das risadinhas escondidas e das gargalhadas infinitas, das fofocas sobre as paixonites e das brincadeiras tão nossas que parecia que o mundo inteiro era nosso.

O fio que passa por nós e nos amarra no lugar forma uma teia que reverbera a cada mínimo movimento. O passado já dizia o futuro lá atrás, mesmo que não com palavras. O futuro está aqui agora em cada olhada pra baixo e coçada de olho, em cada passo em falso ou salto de fé, em cada tijolo bem posicionado e em cada mira certeira.

Cada um de nós tem um papel a cumprir e muitas vezes os cumprimos sem nem fazer ideia. Enquanto corremos atrás de metas e objetivos e interesses criamos movimentação na rede inteira, talvez sacudindo em lugares que nem fazemos ideia.

Talvez o meu papel inteiro em uma vida esteja em só falar uma frase pra alguém. Só. Quando penso nas pessoas e momentos que moldaram quem eu sou algumas sim tiveram papéis gigantescos enquanto outras apenas deram uma passadinha que provavelmente nunca vão se lembrar. Uma passadinha que foi tudo.

Querendo tanto ser alguma coisa acabo sendo exatamente quem eu deveria ser e quem talvez eu nunca chegasse a ser se estivesse efetivamente mirando nisso. Talvez pra isso sejam as distrações, pra não nos deixar colocar o foco no que é realmente importante e acabar as estragando desse jeito tão humano de ser.

Um dia bem aproveitado e que pode se tornar lembrança de uma vida inteira. Uma sequência de abraços sem fim, uma escuta sem julgamento, uma brincadeira vinda de um lugar diferente, uma atenção, um incentivo, uma janela pra um outro mundo. Fui adotada pelas pré-adolescentes que entre nossos 17 anos de diferença me viram como uma delas. Elas precisam tanto de mim quanto eu delas e em alguns anos vamos nos lembrar desse dia, espero que juntas, provavelmente por cima de um café.

4 de fevereiro de 2023

--

--