50 | tempo fora do eixo

mari
2 min readOct 25, 2022

--

O tempo tem passado de um jeito diferente, né? Não é só impressão minha, não pode ser. Ontem foi semana passada, semana passada foi 5 meses atrás e um ano atrás foi esses dias. Tudo bem que eu sempre tive dificuldade em seguir a linearidade do tempo — e talvez seja por isso a minha necessidade de ter vários calendários à mão, porque sem eles eu simplesmente não faço a menor ideia de quanto tempo realmente se passou ou ainda falta — , mas as coisas estão diferentes.

Li uma vez em algum lugar que a sensação que temos do tempo passar mais rápido vem do fato de que quando somos criança o nosso referencial de tempo é menor, porque vivemos menos, então proporcionalmente o tempo que se passa parece maior do que é; e conforme envelhecemos um dia já é uma porcentagem muito pequena de todos os anos que já vivemos, então ele parece menor. Não sei qual é a procedência dessa informação, mas sei que sempre me lembro disso.

Sim, faz sentido que conforme vivamos mais relativamente os dias se tornem menores, mas não é que o tempo está passando só mais rápido… Ele está passando diferente. É como se a roda tivesse saído do seu eixo e a sua linearidade em si começasse a oscilar — sim, isso é uma referência de Lost. Eu sei que eu tendo a ser meio hiperbólica por natureza — culpo meu Júpiter quadrando mercúrio — , mas eu realmente sinto que vivi uma vida inteira em um final de semana.

Já li também em algum lugar — minha memória é péssima, desculpa — que conforme começamos a nos desenvolver internamente e espiritualmente nossa noção de tempo também começa a mudar, porque aceleramos nosso processo evolutivo. Também acho que meus constantes exercícios em estar fora dessa dimensão, meus tempos de recolhimento e meditação e meus trabalhos energéticos não devem ajudar com essa sensação, porque literalmente reduzem minha velocidade interna.

Fica então um acelera para encaixar no ritmo do mundo e um desacelera para fluir no ritmo do universo e eu perdida no meio freando e pisando fundo e mudando de marcha loucamente ficando completamente tonta no processo. Não sei. Não sei se sou eu sendo exagerada como sempre, se é mesmo uma coisa minha ou se está acontecendo com todo mundo e eu não sou um alecrim dourado, mas é… Tenho sentido o tempo passando diferente…

24 de outubro de 2022

--

--